Manifesto Aranduland
ODS
Startups
Tecnologia
MANIFESTO ARANDULAND*
Produto do Projeto Metaverso Rio2030
*Uma das definições dos povos Kaiowá e Guarani para ARANDU:
“conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”
Aranduland é um ambiente urbano em 3D, com prédios, ruas, praças, mares, rios e florestas, com o “PROPÓSITO” fundamental de mostrar, informar, exemplificar, motivar, educar e formar mentes e espíritos para e com a sustentabilidade. Está focada nos 17 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU para 2030, incluindo as suas 169 metas e consequentemente englobando os 3 componentes no modelo ESG (Environment, Social, Governance).
Submetido pela RIOSOFT, com o apoio da TiRio e ACRJ, foi aprovado em agosto/2022 como um dos projetos privados selecionados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro para o PROJETO RIO2030, como “vitrine” de apoio à sustentabilidade e agora está se consolidando como uma startup moderna e original.
Aranduland não é um Metaverso como os outros que se vê por aí, focados em uma única empresa, ou apenas como campo para tiros, saltos, bombas e jogos, onde é obrigatório o uso de óculos especiais (caros!) e a motivação é ter um avatar bonito, que possa experimentar tênis e roupas ou participar de eventos e reuniões.
Criamos um ambiente imersivo, e interativo, em constante transformação, com o lema “Não ficou ninguém para trás!”. Pretendemos mostrar como pode ser o futuro, através de exemplos, acões e processos urbanos, rurais e ambientais, com as metas dos 17 ODSs já atingidas.
O aprendizado, em Aranduland, nas escolas e fora delas, será incentivado incluindo novas formas agradáveis, lúdicas e inteligentes de aprender e ensinar, além do EaD, com imersão, tecnologia, gamificação, IA, RV e também com “viagens, eventos e passeios”, ampliando os conceitos pedagógicos e andragógicos e praticando o lifeLong Learning.
Aranduland é “phigital”. O ambiente digital demonstra as transformações no ambiente real (físico) e é uma transição suave de web2 (2D) para web3 (3D). Seu principal diferencial e valor é que é um ambiente coletivo, focado no desenvolvimento humano e social na direção de um mundo melhor em 2030. As empresas e organizações que entrarem, terão que cumprir alguns requisitos minimos de sustentabilidade.
Dentro de Aranduland temos um espaço, batizado de MARACANDÚ, criado e formatado para a realização de eventos virtuais, podendo ou não estar apoiado em eventos presenciais síncronos.
Para cada evento, Maracandú é formatado e ajustado em função do público esperado, podendo aliar a visualização de um palco com palestrantes, paineis de debates, palestras simultâneas ou congressos.
Aranduland é sim, “metavérsica”. Mas antes de tudo, é “odeéssica”. onde a informação está exemplificada e poderemos ver, por exemplo, como as organizações e instalações que produzem energias alternativas (solar, eólica, hidrogênio verde, biocombustível…) funcionam por dentro; como os transportes, empresas, moradias e comunidades estarão; como a água, esgoto, mares e rios são tratados e a comida é produzida e consumida. A Economia do Mar/Azul é tratada com destaque e vemos também como o clima afeta o ambiente e como a saúde e bem-estar estarão em alto nível para todos, com diversidade, inclusão e redução das desigualdades!
Com tudo isso, todos os ODSs estariam cumpridos, incluindo os que cobrem o social, ODS1 (Pobreza) e ODS2 (Fome), que certamente estariam também totalmente atendidos.
Cada empresa/organização presente em Aranduland poderá mostrar ao mundo suas ações e soluções e como está atuando em prol da sustentabilidade. Inclusive aquelas já envolvidas no esforço ESG. Mostrar, demonstrar, exemplificar, ensinar e ajudar a multiplicar, junto a todos os seus “stakeholders” (clientes, fornecedores, empregados, acionistas, parceiros e sociedade).
Temos uma (s) área especial para Startups, onde essas empresas poderão expor seus serviços, planos e “pitchs”, mostrando correlação com ODSs e onde poderão conversar e negociar com fundos , investidores e grandes empresas interessadas em investir nos projetos apresentados.
Na área para eventos, batizada de “Maracandú”, podem ser realizadas conferencia, encontros, paineis, congressos, etc . incluindo quiosques (iglus) para demonstrações e patrocínios, como pode ser visto abaixo.
O potencial de impacto de Aranduland é extraordinário, tanto para quem atua em indústria, agronegócios, educação, comércio e serviços, como para quem atua no terceiro setor, na academia ou nas esferas governamentais e internacionais e também cobre as demandas de todos aqueles que usam ESG como referencia. Uma visão de futuro pode ser vista no ORÁCULO, com uma conexão com o Chatgpt e onde podemos especular como será em 2030 com cada um dos ODS totalmente cumprido.
Prefeituras poderão ter espaço próprio, e mostrar, dentro do conceito de Cidades Inteligentes, tudo que estão fazendo em termos de todos os ODSs, tanto em Agronegócio (2), Saúde (3), Educação (4), Emprego (8) e , principalmente do ODS 11, que trata de “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e SUSTENTÁVEIS”, com transporte, moradia, água, saneamento, energia, inovação, tecnologia, saúde, educação, cultura, turismo, diversidade e ações pró-ambiente.
Em 2030 precisamos que o planeta esteja melhor, com processos, produtos e serviços inteligentes, automáticos, eficientes, eficazes, confiáveis e baratos, melhorando a vida das pessoas. Aranduland vai oferecer espaço e apoio para startups, empresas e corporações interessadas em desenvolver e mostrar essas soluções, com tecnologia e inovação, interessadas em fazer acontecer esse futuro com impacto em todos os ODSs.